OBSTETRÍCIA, MATERNO E PEDIATRIA

A equipe do Serviço de Obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de São José do Rio Preto é composta por médicos ginecologistas e obstetras, pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Caso o parto seja prematuro ou já tenha sido diagnosticada uma condição em que o recém-nascido precise de ainda maiores cuidados, membros da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal também participam do parto. Em média, 180 bebês nascem todos os meses no hospital.

Dia após dia, essa equipe tem se empenhado em aprender e desenvolver cada vez mais técnicas de humanização para ofertar à gestante e à mamãe a experiência mais humana possível, tanto para aquelas que são usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto para as pacientes particulares e de convênios médicos, para que os bebês cheguem em um ambiente tranquilo, confortável e seguro.

Os partos são realizados no Centro Obstétrico de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Neste espaço, o bebê pode ter o contato pele a pele com a mãe logo após o nascimento. Quando o parto é cesariano, a criança é entregue à mãe assim que ela é encaminhada à sala de recuperação pós-anestésica.

A Santa Casa tem um pediatra de plantão 24 horas por dia, sete dias por semana. Esse profissional está sempre presente no momento do nascimento, para garantir que tudo está bem com o bebê, e é ele quem acompanha esse recém-nascido por até 41 dias depois de sua chegada ao mundo. A mulher também continua a ser atendida na Santa Casa por até 41 dias após o parto.

A entrada de doulas na Santa Casa é garantida por lei, bem como a presença de um acompanhante à escolha da mulher. É permitido que um acompanhante fique com ela e com o bebê o tempo todo, com trocas em horários determinados, se assim a família desejar. Neste momento de pandemia, as visitas à mãe e ao bebê estão suspensas.  

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Santa Casa Rio Preto © 2022 - Todos os Direitos Reservados.